Coberturas de apartamentos costumam ser muito desejadas por oferecerem o espaço de uma casa ao mesmo tempo em que permitem aproveitar a segurança e as comodidades de viver em um condomínio vertical.

Localizados no topo dos prédios, os apartamentos com cobertura costumam ser mais caros que os apartamentos em pavimentos inferiores e são o sonho de consumo de quem procura luxo, conforto, status, comodidade e segurança nas grandes cidades. Porém também existem desvantagens de morar neste tipo de imóvel.

Veja algumas das vantagens e desvantagens de morar em um apartamento com cobertura e tome uma decisão mais informada na hora de fechar a compra do seu novo imóvel.

Vantagens de morar em um apartamento com cobertura

Coberturas são maiores

Uma das grandes vantagens de morar em uma cobertura é o tamanho do apartamento. Famílias com filhos e/ou que costumam receber muitas visitas têm nestes apartamentos mais espaço e que possuem uma área aberta, muitas vezes com piscina, oferecendo ainda mais opções de lazer além das disponíveis no próprio condomínio.

Menos poluição sonora

Outro benefício de apartamentos com cobertura é que eles são muito menos afetados pela poluição sonora das grandes cidades, simplesmente por serem os apartamentos mais altos.

Quem procura uma forma de morar bem localizado, em um ambiente urbano, mas sem sofrer com o barulho do trânsito, festas e do dia a dia da cidade, tem na cobertura uma ótima opção. Da mesma forma, quem faz festas e eventos recebendo pessoas em casa também não terá grandes problemas com o barulho incomodando vizinhos.

Planta flexível

Apartamentos com cobertura costumam ter uma planta diferenciada com relação aos outros imóveis no condomínio, com mais banheiros e cômodos e uma sacada maior, além de muitas vezes permitir personalizações.

Se você busca exclusividade, conforto e status, a planta flexível da cobertura é uma ótima opção, já que você pode modificar bastante o ambiente, criando espaços mais amplos e cômodos específicos para suas necessidades, sem muitos problemas.

Desvantagens de morar em um apartamento com cobertura

Manutenção

Prédios em geral sofrem com problemas de infiltração com o passar dos anos, mas as coberturas são mais vulneráveis por estarem localizadas no topo, sofrendo mais com as mudanças climáticas.

A manutenção do telhado da cobertura é de responsabilidade do morador, tendo que lidar com quaisquer problemas que surgirem, além de ter que cuidar também da piscina particular e da limpeza de todos os espaços. O custo com manutenção pode ser bem semelhante ao de manter uma casa, por exemplo.

Conforto térmico

A vulnerabilidade ao clima também influencia no conforto térmico da cobertura, com mais calor no verão e mais frio no inverno, fazendo com que muitas vezes seja necessário instalar uma central de climatização para todo o apartamento para garantir o conforto dos moradores.

Privacidade

Escolher uma cobertura em um prédio cercado por prédios mais altos pode ser ruim para quem busca privacidade, já que a área de convivência da cobertura estará exposta aos apartamentos e prédios vizinhos. Leve isso em consideração na hora de escolher o apartamento.

Escolha o apartamento com a cobertura ideal para você

Como você pôde perceber, existem grandes vantagens de morar em uma cobertura, mas claro que também há um custo maior envolvido, não só na compra como também na manutenção do apartamento.

Além disso, é importante verificar bem o quanto as possíveis desvantagens podem afetar você e sua família e considerar isso também na hora de negociar a compra do apartamento.

Para fazer a melhor escolha e garantir a melhor compra, converse com a Investt Imóveis. Somos especialistas no mercado imobiliário de Goiás e temos profissionais experientes e qualificados para ajudar você a escolher a melhor opção, com um alto valor de conforto e comodidade para você e sua família. Encontre o apartamento com cobertura ideal com a ajuda da Investt Imóveis!