Manter o imóvel seguro é uma das grandes preocupações de quem vai viajar e quer garantir que seu patrimônio será preservado durante os dias em que estará desocupado. O risco de invasões e furtos é real, mas existem formas de se precaver para poder aproveitar a viagem sem medo. Veja algumas dicas para preservar seu imóvel durante uma viagem.

Seja discreto

É normal querer falar da viagem que está chegando nas redes sociais e até com desconhecidos em uma conversa casual, mas a realidade é que é impossível saber o que as pessoas farão com esta informação.

Se quiser falar de sua viagem nas redes sociais, configure suas preferências de privacidade para que a postagem apareça apenas para seus amigos, converse sobre a viagem apenas com pessoas que você conhece e confia e mantenha seu imóvel seguro, reduzindo as chances de mal intencionados conhecerem seus planos.

Tranque tudo e não deixe luzes acesas

É importante ressaltar a necessidade de trancar todas as entradas do imóvel, sejam portas, janelas e quaisquer outras possíveis entradas, mesmo que não sejam improváveis. Pode parecer óbvio, mas são exatamente as obviedades que passam batido, então coloque esta ação no seu checklist.

Também é comum que as pessoas deixem as luzes acesas para desmotivar criminosos, mas a verdade é que esta prática foi tão difundida que os criminosos já a levam em consideração, verificando que, quando as luzes ficam acesas dia e noite, o mais provável é que a casa esteja vazia.

Suspenda a entrega do jornal

Outro sinal comum de que uma casa está vazia é o acúmulo de correspondência, especialmente jornais e revistas diários e semanais, que são facilmente percebidos quando acumulados. Entre em contato com as publicações e suspenda sua assinatura durante a viagem para evitar que seu imóvel seja notado como estando vazio.

Promova a vizinhança solidária

Tanto quem mora em uma casa ou apartamento pode pedir para que seus vizinhos fiquem de olho em movimentações suspeitas dentro ou nas proximidades do imóvel, para alertar a polícia quando acharem necessário.

A vizinhança solidária também vem a calhar para mover sua correspondência quando a caixa de correios estiver cheia ou cuidar de seu pet ou plantas que possam ter em sua residência. Converse com vizinhos de confiança e também se coloque a disposição para fazer o mesmo quando eles viajarem.

Desconecte e mantenha seu imóvel seguro

Uma boa dica para evitar acidentes durante a viagem e manter o imóvel seguro é desligar todos os eletrônicos, o portão, o gás e até a água de sua residência. Assim você mantém seu imóvel seguro contra curtos e vazamentos que poderiam causar grandes danos eventualmente.

Quer mais dicas sobre cuidados com imóveis, decoração, o mercado imobiliário e muitos outros assuntos? Acesse o blog da Investt Imóveis e veja todos os nossos conteúdos!