Buscando morar com mais segurança e qualidade de vida, muitas pessoas se interessam em imóveis de condomínios fechados, e o mercado apresenta ótimas opções, inclusive de imóveis em loteamentos fechados, o que não é a mesma coisa.

Para que você não cometa essa confusão e saiba exatamente onde procurar o imóvel perfeito para morar com sua família, veja a diferença entre condomínios e loteamentos fechados.

Aquisição

Quem compra um imóvel ou um lote em um loteamento fechado está adquirindo apenas a área referente ao lote, já quem adquire um imóvel ou um lote em condomínio fechado está adquirindo também os espaços de uso comum, que todos os moradores do condomínio podem usufruir, como espaços para festas, quadras de esporte, áreas gourmet, entre outras.

Comunidade

Morar em um condomínio fechado é fazer parte de uma comunidade, em que todos os moradores do condomínio compartilham benefícios e os custos para manutenção dos espaços comuns, inclusive as ruas e calçadas do condomínio.

Já um loteamento fechado está sujeito ao poder público para manter os espaços comuns e as ruas em boas condições. Na prática, o loteamento fechado se torna eventualmente um bairro como qualquer outro da cidade.

Segurança

Nos condomínios fechados há um grande e completo sistema de segurança e equipes de vigilantes trabalhando 24 horas para garantir tranquilidade para os moradores, que pagam para manter essa estrutura.

Nos loteamentos é provável que você encontra postos e profissionais vigilantes, mas isso é apenas durante o período de vendas. A segurança de um loteamento fechado será também responsabilidade da polícia e dos próprios moradores, que devem providenciar a segurança de seus lotes e residências.

Quem decide por um loteamento fechado está investindo seu dinheiro em uma região em provável crescimento e que tem tudo para valorizar rapidamente com os anos, já quem decide por um imóvel em condomínio fechado normalmente paga valores enormes pelos terrenos ou imóveis prontos, em uma localização cheia de facilidades.

Escolher um ou outro depende de quanto você pode gastar e de como você gosta de viver. A segurança dos condomínios fechados vem com o custo de limitar o acesso de não-moradores ao condomínio.

Já quem opta por um loteamento fechado é muito mais livre neste sentido e vê seu imóvel ou terreno valorizar muito e muito rapidamente, desde que escolha o loteamento certo, acompanhando as movimentações do mercado imobiliário.

Quer entender mais sobre o mercado imobiliário? Acesse o Blog da Investt Imóveis! Agora, se você já está em busca da melhor opção para investir ou morar com a família, fale com os profissionais da Investt e tenha acesso às melhores opções de imóveis para comprar ou alugar.