Na busca pela residência perfeita para você e sua família, uma dúvida sempre se apresenta: casa ou apartamento? Existem benefícios em ambas as opções, mas o que mais importa é entender como estes benefícios servem às suas necessidades.

Veja a seguir algumas das grandes diferenças entre casas e apartamentos e escolha o tipo de imóvel perfeito antes de começar a sua busca.

Liberdade

As casas costumam dar mais liberdade para as famílias, já que os condomínios de apartamento normalmente contam com muitas regras de convivência estabelecidas para garantir a harmonia entre os vizinhos.

Morando em uma casa, você e sua família determinam as regras de acordo com suas necessidades e não precisam compartilhar ambientes de lazer ou mesmo dividir paredes com pessoas desconhecidas, que não fazem parte do seu núcleo familiar.

Segurança

A menor liberdade de morar em apartamento é, por outro lado, um fator que leva mais segurança para os moradores. É muito mais difícil para desconhecidos invadirem apartamentos, já que os condomínios costumam contar com bons sistemas de segurança e uma portaria, algo que costuma sair muito caro para se ter uma casa.

Isso porque os moradores de apartamentos rateiam todos os custos de implementação e manutenção da segurança.

Praticidade

Morar em apartamentos também pode tornar o dia a dia mais prático para as famílias, já que as áreas comuns são limpas regularmente e também existem profissionais contratados pelo próprio condomínio para auxiliar os moradores na manutenção dos apartamentos.

Hospitalidade

Casas costumam ser melhores para famílias que recebem muitas visitas ou realizam eventos em suas residências. Isso porque, na maioria das vezes os moradores de condomínios precisam utilizar as áreas de convivência do prédio para receber seus vizinhos – inclusive pagando uma taxa para utilizar o ambiente.

Em uma casa, seus convidados podem ficar mais à vontade, já que o ambiente é mais privado e íntimo. Além disso, a maioria dos prédios impõe regras para visitantes, que podem ser muito incômodas para o anfitrião, como a proibição das visitas de utilizarem piscinas e áreas de lazer do condomínio.

Afinal, casa ou apartamento?

Como você pôde perceber, casas e apartamentos são boas opções por motivos completamente diferentes. Condomínios de apartamentos costumam ter uma boa infraestrutura além do apartamento, mas as casas oferecem mais privacidade e liberdade para seus moradores.

Faça uma lista das necessidades e dos interesses de sua família, procure analisar os prós e contras entre escolher um apartamento ou casa para morar e tomar a decisão mais adequada para sua família.

Converse com os profissionais da Investt Imóveis para ajudar a esclarecer quais características são mais importantes para seu novo imóvel e deixe que eles lhe apresentem as melhores opções de casa ou apartamento dentro do seu orçamento!