A iluminação é fundamental para qualquer ambiente. Quando feita com planejamento, pode valorizar cômodos, evidenciar características arquitetônicas, tornar o ambiente mais aconchegante e confortável, definir fronteiras espaciais ou conectar os espaços do imóvel.

É muito importante que a iluminação seja pensada no momento de projetar a decoração para que tudo possua harmonia e funcionalidade. A luz solar se modifica com o passar do dia e todos os ambientes podem ser transformados pelos diversos efeitos visuais da luz artificial.

Veja algumas dicas de iluminação artificial para valorizar seu imóvel:

Prefira LED

Além de ser mais econômica, a luz de LED não transmite calor, deixando os ambientes iluminados sem causar nenhum tipo de incômodo. A durabilidade também é maior se comparada às lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

As lâmpadas de LED possuem várias formas, tamanhos e tonalidades, você pode escolher a que se adequa melhor a cada ambiente que deseja iluminar.

Saiba usar a iluminação indireta

Para ambientes como quartos e salas de TV, a iluminação indireta é mais indicada. Nesse tipo de iluminação, você não fica olhando para o ponto de luz diretamente, pois não possui um foco dirigido, a luz atinge a superfície e depois é refletida para os outros cantos do local de forma uniforme criando um efeito aconchegante e menos invasivo, perfeito para relaxar, assistir TV e descansar.

Invista também na iluminação direta

Já os ambientes nos quais você passa muito tempo em movimento e fazendo mais atividades pedem uma luz direcionada que evidencie os detalhes.

A iluminação direta pode ser usada no banheiro para iluminar o rosto, ou para facilitar a leitura em mesas de trabalho e estudo, e na cozinha para melhorar a visibilidade da higienização e preparação dos alimentos.

Tonalidade da luz

A tonalidade da luz que a lâmpada irradia é muito importante pois ela pode dar um toque mais relaxante ou mais estimulante nos ambientes.

Para incidir a sensação de descanso, prefira a luz quente, ela é amarelada e torna o ambiente mais acolhedor. Já a luz branca tem uma cor azulada e é mais estimulante, sendo ideal para cozinha, escritório e área de serviço.

Ilumine os nichos

Se você quer dar um toque de modernidade na decoração do seu lar, uma ótima opção é a iluminação nos nichos.

É uma tendência versátil, fácil de adaptar aos projetos e que tem a capacidade de dar outro aspecto aos cômodos.

Essas foram algumas dicas para que você possa dar uma cara nova à sua casa através da iluminação, valorizando mais cada ambiente de forma coerente e criativa. Gostou? Então aproveite e visite nosso blog para conhecer outras dicas de decoração, cuidados com o imóvel e tudo sobre o mercado imobiliário!

Gostaria de se mudar para um imóvel que já possui projeto de iluminação? A Investt Imóveis ajuda você a escolher o local ideal, fale conosco e saiba como!