Vender, comprar ou alugar um imóvel não é uma tarefa fácil, são muitas coisas para se pensar, visitas a fazer, acordos, contratos e muitas vezes é necessária a intermediação de uma corretor de imóveis.

Mas deve-se ter cautela ao escolher o profissional que fará toda o processo de negociação. O corretor precisa ter alguns requisitos para ser merecedor da sua confiança.

Pensando nisso, separamos alguma dicas para identificar bons corretores de imóveis:

1 – Registro no Creci

O primeiro passo é verificar junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) o registro do profissional que você deseja contratar. 

Este órgão fiscaliza o exercício da profissão de corretor de imóveis, por isso escolha um profissional inscrito para garantir qualidade no serviços prestados.

2 – Conhecimento

É essencial que o corretor esteja bem informado sobre o mercado imobiliário. Durante todo o processo de negociação ele deve ter capacidade de desempenhar vários papéis, não somente o de um vendedor, por exemplo, mas também analista, mediador, consultor, etc.

Por isso é bom que ele possua experiência para lidar com vários tipos de situação e apresentar as melhores soluções.

3 – Peça referências

Procure informações a respeito do profissional, converse com pessoas que já foram seus clientes e pergunte sobre sua conduta, modo de negociar, qualidades.

Além disso, pesquise seus perfis nas redes sociais e em sites profissionais para verificar se há avaliações positivas e negativas no histórico do seu trabalho

4 – Postura profissional

É importante observar a agilidade com que ele atende. Ninguém quer contratar um corretor que não responde mensagens, que deixa seus clientes esperando demais, que não demonstra boa vontade na hora de tirar dúvidas.

Tão importante quanto a presteza, é capacidade de observação. Um bom corretor repara em detalhes sobre o imóvel que passam despercebidos por quem é leigo na área e avisa a respeito de problemas / qualidades dos locais visitados.

5 – Bom relacionamento

Outro aspecto fundamental é que vocês tenham sintonia. Você deve ser sentir a vontade para conversar a respeito de dúvidas, imóveis, processos. 

Por isso ao escolher um corretor de imóveis, perceba se ele consegue manter um relacionamento de confiança a amigável para conduzir a negociação de forma bem sucedida.

Após avaliar todos esses critérios, contrate o corretor ideal para a sua realidade e necessidade!