Aconchego, conforto e simplicidade: por que a decoração rústica veio para ficar?

Está decorando sua casa ou apartamento e está buscando um estilo para seguir ou para se inspirar? Vale a pena lembrar que o menos é mais e aquilo que é simples, é bom! Não é preciso estar no campo para ter em casa uma decoração bucólica e acolhedora. Projetos super modernos e urbanos ganham toque super especial com a adição de elementos rústicos e naturais. 

Muito presente na decoração, o estilo rústico é o estilo cômodo, casual e com a cara da natureza. Madeira, pedras, flores, um estilo muito presente e relacionado com a vida no campo, que embora seja este seu habitat natural, nos permite recriá-lo em qualquer ambiente e em qualquer tipo de habitação. O espírito rústico é antigo, rural e o passado é evidenciado por marcas profundas e gastas, em que as imperfeições são vistas como belas.

A dica de ouro para quem se decide pela decoração de estilo rústico é combinar elementos naturais (como a madeira com pouco ou sem acabamento) ou mesmo estruturas expostas (vigas aparentes, paredes de tijolinhos) com peças e revestimentos de aparência oposta, como a porcelana e outras texturas mais “nobres”, criando assim um contraste interessante para a rusticidade da madeira. 

Para investir na decoração rústica sem alterar muito a arquitetura de um imóvel, a dica é explorar móveis de madeira natural, com formatos mais crus, papéis de parede de tijolinhos e pintura em tintas mais claras, com acabamento envelhecido. Outra opção é trabalhar texturas como o do linho, couro, lã e cerâmica. Tudo com roupagem mais vintage e estilo bucólico. 

Se você aprecia a simplicidade e contato com o natural, a decoração rústica é sua cara!

 Quero informações