Avaliação de imóveis: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma avaação de imóveis é, sem dúvidas, um fator importante no processo de aluguel e venda de uma propriedade, pois com o passar do tempo, dependendo de diversos fatores, o imóvel em questão pode valorizar ou desvalorizar.

É importante para que todos os envolvidos nos estágios de compra saibam quanto vale o imóvel que está sendo vendido, possibitando assim uma negociação com preço justo e atual do mercado local. Também pode ajudá-lo a maximizar o valor do seu imóvel.

E no post de hoje, vamos falar sobre avaliação de imóveis por uma imobiliária, para que ela serve e, de fato, como ela pode te ajudar no processo de venda ou aluguel. Vamos lá?

O que é uma avaliação de imóveis?

Resumidamente, é uma análise feita em imóveis, visando identificar o valor real da propriedade, além de levantar informações úteis que, ao final, serão anexadas no Laudo Pericial.

Esse tipo de avaliação leva em consideração tendências econômicas e sociais, bem como:

Demanda: o desejo ou necessidade de um imóvel na região.

Utidade: a capacidade de satisfazer os desejos e necessidades dos futuros proprietários.

Transferibidade: a facidade com que a propriedade pode ser transferida.

 

Quais os benefícios de uma avaliação de imóvel em Goiânia?

Em Goiânia, ao solicitar uma avaliação de imóveis, você desfruta de inúmeros benefícios. Uma vez com o documento em mãos, pode-se:

Obter uma visão detalhada do mercado imobiliário local;
Ter a garantia em transações imobiliárias;
Identificar melhorias necessárias (reformar banheiro e atualizar cozinha pode aumentar o valor da propriedade em até 8,7%);
Facilitar argumentos em processos judiciais;
Definir um preço agradável e justo;
E muito mais.

Qual é o valor da minha casa?

O principal objetivo da avaliação de imóvel é dar uma ideia precisa sobre o valor da sua casa ou apartamento. Há muitos fatores diferentes que são considerados em uma avaliação, até mesmo os pequenos detalhes, como o quão arrumado é seu banheiro, podem afetar seu preço final.

Alguns dos critérios mais comuns na avaliação de imóveis incluem:

Idade e a condição do edifício;
Localização (visto que propriedades semelhantes podem ter preços diferentes em cada bairro);
Estado de conservação (desgaste);
Características físicas, como tamanho do lote, decoração, jardim, metros quadrados, tamanho da sala, pisos, garagem, piscina, ar condicionado, etc;
Proximidade do ponto de ônibus, shopping, espaços de lazer, etc;
Poluição sonora (vias de grande tráfego, proximidade de casas de show, feiras e outros espaços de grande concentração de pessoas e bares);
Vizinhança (áreas perigosas e com histórico de violência/criminalidade).

Quem é responsável pela avaliação?

Uma vez que você decidiu vender sua casa ou apartamento, a imobiliária com a qual você está trabalhando enviará alguém para visitar seu imóvel e avaliar quanto o mesmo vale.

A avaliação de imóveis em Goiânia é realizada por um profissional especializado em nome de uma imobiliária, podendo ser um corretor credenciado pelo CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) ou ter formação nas áreas de engenharia ou arquitetura.

Caso você precise de uma avaliação de imóvel aqui em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Anápos ou Hidrolândia, entre em contato conosco. Nós, da Investt Imóveis, temos uma equipe altamente qualificada para avaliar o seu imóvel com rapidez e transparência.

Enfim, uma avaliação de imóveis por uma imobiliária é o começo da emocionante jornada de venda da sua casa ou apartamento. Esse tipo de avaliação é realizada por um profissional qualificado e, aqui na Investt, nós temos uma equipe altamente qualificada para lhe atender.

Gostou do post? Então, deixe seu comentário. Acompanhe nosso blog para saber mais a respeito da avaliação de imóveis e muitos outros assuntos relevantes para você.