Investt

Qualidade do atendimento, segurança nos negócios e agilidade, fizeram da Investt Imóveis uma das empresas mais consultadas do mercado, onde o cliente tem satisfação quando consulta seu website - www.investt.com.br - para comprar, vender, alugar ou permutar seu imóvel.

Funcionalidade, condomínios inteligentes ou sustentáveis?

ArquiteturaComportamento
modern buildings
24 de agosto de 2016 / By / , , , , /

A construção civil e a arquitetura também são influenciadas pelo mercado, aderindo a tendências e comportamentos.

Como todo negócio, o segmento imobiliário também tem seus modismos. Há algum tempo o auge foram os prédios funcionais – construções contemporâneas e práticas, ideais para o estilo de vida de quem trabalha ou estuda e deseja curtir de forma mais intensa todos os momentos da vida, com conforto e funcionalidade.

Posteriormente surgiram os condomínios inteligentes que combinavam uma série de comodidades e serviços agregados como conforto, controle de acesso com cancelas de alta performance, sistema de câmeras com armazenamento local e remoto, internet, interfones, soluções de voz e TV digital – enfim, soluções completas para se morar com muita segurança e funcionalidade.

Por último temos os condomínios-clubes com foco no lazer e convívio social, geralmente taxas condominiais mais baixas e incremento na valorização do imóvel.

As formas construtivas também acompanham a evolução dos costumes e modismos. Atualmente a consciência ambiental e o reuso têm direcionado o mercado e cada vez mais conquistam simpatizantes, sejam em novas construções ou na incorporação de medidas práticas e simples nos imóveis para otimizar recursos naturais. Conheça o que vem sendo comumente replicado.

  • Retrofit: não é preciso fazer um novo projeto para torná-lo sustentável, velhos edifícios podem ser renovados com práticas ecológicas. A ideia é mais rápida e consideravelmente mais econômica do que iniciar uma construção nova.
  • Zero desperdício: reuso da água é regra de ouro, seja ao coletar a água da chuva, reduzir a vazão de torneiras e descargas ou ao instalar um telhado verde!
  • Materiais de construção sustentáveis: uso de recursos alternativos que, além de respeitarem o meio ambiente, ainda trazem muito charme ao projeto de arquitetura.
  • Telhado verde e revestimento vivo: o telhado verde é uma excelente opção paisagística e ecologicamente correta em áreas urbanas. Além de transformar o telhado em um ambiente agradável, ele ainda auxilia a diminuir o problema de enchentes e do aquecimento global.

A constante preocupação com o desenvolvimento construtivo, preservação dos recursos e o aproveitamento destes têm feito a diferença na postura de construtoras e da sociedade que estão implementando mudanças graduais e que serão o grande diferencial no futuro urbanístico e sustentável.

Fontes de pesquisa: www.abcimovel.com.br/, www.hometeka.com.br, www.ecocasa.com.br/, www.construcaoecia.com.br

Crédito da imagem: Freepik

Você também pode gostar:

Reformar apartamento ou reformar casa
Vai reformar em 2018? Confira nossas dicas!
5 de janeiro de 2018
cachorro em apartamento em Goiânia
Os pets mais indicados para quem mora em apartamento
3 de janeiro de 2018
Cuidados com a Black Friday
Black Friday – Cuidados que se deve ter
24 de novembro de 2017