Imóvel para idoso: escolha o lar ideal

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Escolher um imóvel para viver na terceira idade é uma tarefa que demanda uma atenção maior, à estrutura da residência e à acessibilidade que ela permite ao idoso que vai chamar este local de lar. Também é importante levar em consideração o perfil do idoso e escolher uma vizinhança adequada ao perfil do morador.

Veja algumas dicas para escolher o imóvel ideal, que possa oferecer o conforto, segurança e a tranquilidade que você ou quem você ama precisa em um novo lar.

Procure por um imóvel compacto

Naturalmente, idosos não têm a mesma energia e disposição para cuidar de casa que as pessoas mais jovens, então é importante buscar um imóvel mais compacto e prático, que ofereçam menos dificuldades na limpeza e manutenção diária.

Imóveis com cômodos integrados podem ser boas opções, já que permitem maior versatilidade para o dia a dia, ao mesmo tempo em que oferecem uma amplitude interessante para quem receberá visitas constantemente dos parentes e amigos.

Escolha um imóvel em uma boa localização

O que determina se o imóvel está bem localizado varia de acordo com o perfil do morador, mas falando especificamente de idosos, existem algumas condições que normalmente são desejadas.

Um imóvel bem localizado para idosos é aquele que oferece fácil acesso a comércios do dia a dia, como drogarias, mercados, panificadoras e restaurantes, além de outras atrações como parques e praças. Também costuma ser indicado procurar imóveis em vizinhanças mais pacatas, sem muita badalação e poluição sonora.

Preze pela segurança

Outro aspecto importante é a segurança, tanto dentro do imóvel quanto na vizinhança. Em primeiro lugar, procure por imóveis que ofereçam ambientes seguros, sem muitos degraus, com vias de acesso e transição dos cômodos seguras e que tenham um bom espaço para a locomoção do idoso, diminuindo as chances de lesões por tombos.

Além disso, os muros e grades do imóvel devem ser altos e, se possível, que não exponham o interior da residência, pois os idosos muitas vezes são visados por criminosos para furtos e roubos. Antes de escolher o imóvel, procure saber com os moradores e com o corretor se o bairro é seguro ou se existem problemas.

Adaptabilidade do imóvel

Em alguns casos, os idosos precisam de modificações em suas casas, como barras de segurança ou modificações na cozinha e nos banheiros que garantam acessibilidade. Você pode procurar por imóveis que atendam à estas necessidades, mas na maioria dos casos as modificações serão feitas após a compra.

Sendo esta a situação, verifique com o corretor sobre a possibilidade do imóvel receber estas modificações e procure profissionais para verificar a viabilidade de realizar estas obras antes de fechar a compra. Fazendo isso, fica muito mais fácil, rápido e barato deixar o imóvel pronto para o morador.

Está buscando um imóvel adequado para idosos? A Investt Imóveis tem tradição no mercado em Goiás, com décadas dedicadas a ajudar as pessoas na busca, seleção e negociação de imóveis.

Veja nosso catálogo de imóveis e fale com um de nossos corretores para garantir a escolha ideal e o melhor negócio!