Por que não posso deduzir do Imposto de Renda as parcelas do imóvel?

Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabe por que não é possível abater as prestações da casa própria na Declaração do Imposto de Renda?

nbsp;
Entendendo a relação do imóvel com o Imposto de Renda
Separamos 3 pontos para você entender porque não pode fazer isso.

nbsp;
Custo de aquisição
O valor pago para a compra da casa própria não pode ser abatido da base de cálco do Imposto de Renda porque ele compõe o custo de aquisição do imóvel. Assim, ele não é uma despesa e sim um gasto para a aquisição da casa.

Vale lembrar que, se no futuro ocorrer a venda da casa, haverá tributação sobre o ganho de capital (diferença entre o custo de aquisição do imóvel e o valor da venda) à alíquota de 15%. Assim, quanto maior o custo do imóvel, menor o imposto que será eventualmente pago na venda.

Reduzindo a base de cálco do Imposto de Renda
As despesas que podem reduzir a base de cálco do Imposto de Renda – o montante a partir do qual a Receita apura se o contribuinte tem imposto a pagar ou a restituir -, são relacionadas a gastos que não geram um bem ou um direito, como: despesas médicas, despesas com educação, previdência social, previdência privada fixada por decisão judicial ou escritura púbca, pensão amentícia e dependentes.

Os melhores negócios acontecem aqui
Possuímos uma equipe altamente especiazada e quaficada para vender seu imóvel pelo melhor preço e no menor prazo possível. Ao contratar nossos serviços, nossa equipe anasará a melhor maneira de negociar seu imóvel, sendo imediatamente oferecido a toda nossa rede de centes cadastrados, imobiárias e corretores parceiros, disponibizado em nosso site e anunciado em jornais de maior circação do estado.

Fonte: Exame